Rega do abacate: gota a gota, fertirrega e antigeada
    15/06/2025Guia

    Rega do abacate: gota a gota, fertirrega e antigeada

    O abacate é sensível à água no solo, à nutrição e à geada. Três sistemas trabalham em conjunto: rega gota a gota, fertirrega com sondas de pH e de condutividade, e aspersão antigeada sobre as copas.

    Partilhar artigo

    O abacate é hoje um fruto de grande interesse económico, e o seu consumo mundial cresceu muito nos últimos anos. Rico em gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, o aumento do consumo nota-se sobretudo nas faixas etárias mais jovens.

    Esse aumento tem impulsionado novas plantações, e Portugal apresenta-se como um país com grande potencial produtivo, pelas excelentes condições edafoclimáticas para esta cultura, sobretudo no Algarve e na Costa Vicentina. É uma cultura muito sensível ao equilíbrio de água no solo e à nutrição, e especialmente vulnerável à geada.

    Três sistemas

    A rega do abacate tem como objetivo satisfazer as necessidades de água da cultura, para que se aproxime do seu potencial produtivo máximo.

    Integrada no sistema de rega, a fertirrega é especialmente importante para dosear os adubos na água de rega de forma eficiente, articulada com sondas de pH e de condutividade elétrica.

    O sistema antigeada defende as plantas quando se forma geada: é um sistema de aspersão por cima das copas.

    Rega gota a gota

    O abacate é regado por rega localizada (gota a gota). A rega gota a gota fornece a água de forma eficiente, criando condições favoráveis junto às raízes, com poucas perdas por evaporação e infiltração.

    Normalmente aplicam-se duas linhas de tubo gotejador por linha de cultura. O caudal e o espaçamento dos gotejadores dependem das características do solo, das variedades e da gestão agronómica; os mais comuns são espaçamentos entre 30 e 75 cm e caudais entre 0,7 e 2,2 L/h.

    Fertirrega

    No sistema de fertirrega, um conjunto de doseadoras aspira os adubos dos depósitos e injeta-os na conduta. Assim, é possível dosear quantidades precisas de adubo na água, nos momentos certos, de forma eficiente.

    A injeção de adubo pode ser coordenada com um conjunto de sondas de pH e de condutividade. O programador de rega monitoriza e corrige os parâmetros, dando ordem para injetar mais ou menos adubo quando é preciso.

    Proteção antigeada

    O sistema antigeada funciona em paralelo com o sistema de rega. Para uma defesa eficaz, usa-se aspersão sobre as copas, que impede a formação de cristais de gelo. O sistema deve ligar-se automaticamente assim que a temperatura desce abaixo de um valor definido, medida por sondas de temperatura ligadas ao programador de rega.

    Este sistema de aspersão tem de conseguir defender toda a área sujeita a geada e, para ser eficaz, deve permitir uma dotação próxima de 2 mm/h.

    Um sistema dimensionado em conjunto

    O abacate é especialmente sensível às condições de água no solo, à fertilização e à geada. Para maximizar a produtividade, é preciso um sistema de rega que atue sobre estes três aspetos, para que nenhum deles seja um fator limitante.

    O dimensionamento correto é essencial: o sistema tem de garantir as necessidades de água da cultura, a dosagem controlada dos adubos e a defesa das plantas contra a geada. Veja como a Magos instalou a rega do abacate em Grândola, na Azul Empírico, e em Montargil, na Atlantrees, onde a cultura dependia de um sistema de aspersão antigeada.

    Referências

    1. [1]Sistema de rega gota a gota
    2. [2]Fertirrega
    3. [3]Aspersão
    4. [4]Abacate no litoral alentejano: o caso da Azul Empírico
    5. [5]Abacate em Montargil: o caso da Atlantrees
    Palavras-chave:#abacate#rega do abacate#gota a gota#fertirrega#antigeada#aspersão#Algarve
    Partilhar X LinkedIn Facebook WhatsApp