AMENDOAS VITORIA POLIS
A empresa Amêndoas Vitoriapolis - Sociedade Agrícola plantou 340 hectares de amendoal em Santa Vitória, Beja, e escolheu a Magos Irrigation Systems como fornecedor e instalador do sistema de rega.
O amendoal, instalado no Verão de 2018 na Herdade da Coelheira, é intensivo (compasso 6m X 4m) com cultivares auto-férteis de casca dura e floração tardia: Lauranne (francesa), Soleta, Marta, Marinada e Vairo (espanholas). O objetivo da empresa é obter a máxima produtividade no curto prazo e a rega é um fatores decisivos para o sucesso do projeto. O sistema gota-a-gota de linha dupla, com gotejadores espaçados de 50 a 50 cm e débito médio de 2,3 L/hora permite uma dotação de rega de 7.500 a 8.000 m3 hectare/ano, o dobro do praticado por outros agricultores com amendoais na região.
«Os estudos do IRTA demonstram que a amendoeira responde à água com produção, e como nós estamos focados em obter o máximo potencial produtivo do amendoal e a água não é um fator limitante na herdade, optámos por investir num sistema de rega com grande capacidade e materiais de qualidade», justifica Pedro Janeiro, gerente da Amêndoas Vitoriapolis.
O capital do investimento pertence ao Grupo SFG La Vougeraie, um dos maiores produtores e engarrafadores de vinhos em França, nos EUA e Canadá. Adepto e praticante da viticultura biodinâmica em França, o Grupo quer conciliar sustentabilidade económica com a preservação da fauna e da flora locais e a valorização do património arqueológico, descoberto na Herdade da Coelheira.