Symington Family States
menu

Cliente

Symington Family States

Local

Douro e Alentejo

Área regada      

197 hectares

Tipo de Instalação

Cultura

Vinha

Memória Descritiva

A família Symington está presente no Douro desde 1882, onde possui 1 028 hectares de vinha, distribuídos por 27 propriedades vitivinícolas, a grande maioria das quais plantadas em terraços.

No ano 2000 parte das vinhas da Symington começam a ser regadas, ou como preferem dizer, «não regamos, fazemos a gestão do stress hídrico das plantas durante o período vegetativo, fornecendo-lhe uma quantidade mínima de água para que a sua função clorofilina seja desempenhada, evitando que as uvas desidratem».

A decisão de quando e quanto regar é apoiada por instrumentos de diagnóstico precisos: avaliação do potencial foliar hídrico de base com câmara de Schollander; sondas de monitorização da humidade do solo e estações meteorológicas. No ano de instalação, todas as vinhas da Symington são regadas, nos anos subsequentes a dotação média anual de rega varia de 750m3 a 1.000m3.

A rega das vinhas no Douro, situadas a uma quota de 140 m a 500 m de altitude do nível do Douro, exige uma bombagem robusta e um excelente dimensionamento do sistema de rega, requisitos que a Symington encontra na Magos.

A Symington adquiriu em 2017 uma propriedade de 42 hectares de vinha no distrito de Portalegre, cujo sistema de rega ficará a cargo da Magos.

Testemunho Cliente

«Há um défice de conhecimento em Hidráulica Agrícola no Douro e aqui a Magos tem um papel preponderante e um valor acrescentado muito importante para a Symington e para a região do Douro, devido ao seu know-how em sistema de rega e à tecnologia de ponta que comercializa. A criação da filial da Magos em Mirandela é muito relevante pela maior proximidade geográfica dos seus técnicos às nossas vinhas para trabalhos de manutenção e conservação dos equipamentos de rega», Pedro Leal da Costa, responsável de Viticultura da Symington