Sociedade Agrícola da Herdade de Alcobaça S.A.
menu

Cliente

Sociedade Agrícola da Herdade de Alcobaça S.A.

Local

São Vicente e Ventosa, Elvas

Área regada      

650 hectares

Cultura

Olival, amendoal, vinha

Tipo de Instalação

Sistema integral de rega (tubo gotejador, filtragem, bombagem, programação) e charca

Memória Descritiva

Sebastião Ortigão Costa pertence a uma conhecida família de agricultores e ganadeiros do Ribatejo, mas foi no Alto Alentejo que investiu mais recentemente, em concreto na produção de azeitona e na construção de um lagar onde produz a marca “Ouro de Elvas”. Detém uma área de 400 hectares de olival (intensivo e super-intensivo), com uma produção média 500 toneladas de azeite por campanha. No que respeita à rega, incentiva o máximo potencial de desenvolvimento vegetativo no olival intensivo, com uma dotação de rega média de 3000 m3 água/hectare, enquanto no olival superintensivo faz o controlo do crescimento vegetativo, optando por uma média 2500 m3/hectare.

Sebastião Ortigão Costa é também um dos novos investidores na cultura do amendoal. Realizou as primeiras plantações no Outono de 2015, e hoje detém uma área de pomar com 120 hectares, das variedades Belona, Soleta, Avijar e Guara, em sistema superintensivo, conduzido em eixo. Esta é uma cultura mais exigente em água (4.000 m3/hectare no 1º e 2º anos após plantação e 6.000m3 daí em diante). No total, a Sociedade Agrícola da Herdade de Alcobaça S.A. é proprietária de 2.000 hectares de terrenos agrícolas.

«No médio prazo pretendemos plantar mais área de olival, porque temos lagar e marca própria de azeite. Há margem de crescimento no mercado internacional para mais produção e mais consumo de azeite», considera o empresário. Quanto ao amendoal afirma que «o mercado da amêndoa parece-nos bastante estável, porque há um aumento do consumo a nível internacional e, em simultâneo, um decréscimo da produtividade do amendoais na Califórnia e na Austrália, os maiores produtores mundiais de amêndoa, devido a limitações de água».

Testemunho Cliente

«Escolhemos a Magos para fornecer e instalar o sistema de rega porque o projeto que nos apresentou foi o mais vantajoso dos vários que recebemos. A experiência e o conhecimento da Magos foi outro dos fatores que determinou a nossa escolha», Sebastião Ortigão Costa.