Henrique Champalimaud Jardim
menu

Cliente

Henrique Champalimaud Jardim

Local

Santiago, Rio de Moinhos, Borba

Área regada

105 hectares     

Cultura

Vinha, forragens

Tipo de Instalação

Sistema integral de rega (tubo, filtragem, bombagem, programação)

Memória Descritiva

Henrique Champalimaud Jardim é proprietário de 1.100 hectares e administrador de 2.000 hectares de terrenos agrícolas da família, divididos por várias herdades nos concelhos de Borba, Sousel e Estremoz. Na Herdade de Santiago, em Borba, tem dedicado especial atenção à vinha, onde detém 67 hectares das castas Aragonês, Alicante Bouschet, Roupeiro, Syrah e Cabernet Sauvignon. A sua mais recente área de vinha foi plantada em 2017 à volta do monte da herdade e o sistema de rega ficou a cargo da Magos.

«Num ano como o atual, caracterizado pelo tempo seco e quente, a diferença de vigor entre a vinha regada e a vinha de sequeiro é bem evidente», reconhece Vítor Jardim, filho do proprietário e gerente da herdade. Nesta região é primordial regar as vinhas desde o mês de Junho até meados de Agosto, iniciando com uma rega de subsistência, no início do ciclo de desenvolvimento da uva, seguida de maior dotação de água, durante o enchimento do bago ao pintor, e novamente rega de subsistência na fase final da maturação da uva.

Aconselhado pelos técnicos da Magos, Vítor Jardim optou por instalar tubo gotejador de 3,6 mm, um débito mais elevado que ajuda a prolongar a vida útil das tubagens, uma vez que usa água de barragem própria, havendo maior probabilidade de gerar entupimentos.

Testemunho Cliente

«Comecei a trabalhar com a Magos porque há dois anos solucionaram um problema grave que tinha num sistema de rega mais antigo. A nova vinha está plantada há um mês (falava em Julho) e, por enquanto, estou satisfeito com o material de rega instalado e a assistência técnica prestada», Vítor Jardim, gerente.