Casa Ermelinda Freitas
menu

Cliente

Casa Ermelinda Freitas

Local

Fernando Pó

Área regada      

370 hectares

Cultura

Vinha

Tipo de Instalação

Tubo gotejador, filtragem, bombagem, condutas principais e secundárias de rega

Memória Descritiva

A Casa Ermelinda Freitas foi fundada em 1920 por Deonilde Freitas e é hoje liderada pela neta Leonor Freitas, que nas duas últimas décadas incrementou a produção de vinho da empresa para 15 milhões de litros/ano e criou marcas próprias, conhecidas e premiadas no mercado português e internacional.

As vinhas estendem-se por 450 hectares em terras de areias num raio de 3 kms em redor da adega em Fernando Pó. Só nos últimos 3 anos, Leonor Freitas plantou 116 hectares de vinhas novas, onde se destacam as castas tradicionais da região demarcada Península de Setúbal: Castelão, Fernando Pires e Moscatel.

A maioria das vinhas (370 hectares) é regada, à exceção das vinhas velhas (90 hectares), através de 11 furos hertzianos, porque a rega é essencial à produção em quantidade e com qualidade. «Regamos na ótica de fornecer às videiras a quantidade de água estritamente necessária para que a planta esteja em conforto hídrico», explica António Ribeiro, consultor responsável de Viticultura da Casa Ermelinda Freitas.

A Magos Irrigation Systems instalou de raiz o sistema de rega na última vinha plantada pela empresa em 2017, uma área de 50 hectares, e renovou o sistema de bombas e filtros numa área de 70 hectares de vinha mais antiga.

No intuito de melhorar a gestão da rega e a qualidade das uvas, a empresa investiu recentemente em tecnologia TDR, combinada com estações meteorológicas e modelos de previsão de ocorrência das doenças que afetam a vinha.

Testemunho Cliente

«A Magos Irrigation Systems é uma empresa altamente profissional. Trabalha com celeridade, tanto na fase do projeto de rega como na instalação dos sistemas de rega. Demorou apenas 3 semanas a instalar o sistema de rega em 50 hectares de vinha que plantámos este ano. É bom que assim seja, pois a Casa Ermelinda Freitas encara os bons prestadores de serviços como parceiros que contribuem para o sucesso dos seus vinhos», António Ribeiro, consultor responsável de Viticultura da Casa Ermelinda Freitas