Casa Cadaval
menu

Local

Muge

Área regada      

1000 hectares

Cultura

Vinha, milho, tomate indústria, arroz, pastagens, prados

Tipo de Instalação

Pivots, assistência técnica e manutenção de pivots, tubo gotejador

 

 Memória Descritiva

A Casa Cadaval é uma das mais antigas e emblemáticas empresas agrícolas de Portugal. Ao longo de 400 anos, tem desempenhado um importante papel na economia do concelho de Muge e assumiu desde sempre uma política de responsabilidade social perante a população local.

 O regadio faz parte da história da Casa Cadaval. Iniciado com a cultura do arroz, na década de 60, foi alargado às restantes culturas agrícolas a partir dos anos 80. O primeiro pivot, instalado em 1987, adquirido à Gaspar Suissas de Carvalho, empresa detida por Miguel Empis, atual administrador da Magos. Desde então, a Casa Cadaval adquiriu à Magos 6 pivots e conta com a assessoria técnica da Magos na manutenção dos seus 22 pivots.

Atualmente, a administração da Casa Cadaval está a retomar áreas de regadio que não estavam a ser exploradas (250 hectares para produção de arroz) e está a reconverter uma área de 100 hectares de pinhal para regadio.

«Procuramos gerir o património de forma sustentável e aderimos a tecnologias amigas do ambiente, 67% da energia elétrica consumida pela Casa Cadaval é produzida na exploração através de painéis fotovoltaicos», explica António Saldanha, Diretor-geral da Casa Cadaval.