Newsletter
menu
06.05.2021

Rega localizada para tomate de indústria

 

O método de irrigação para tomate de indústria em Portugal é bem definido e resulta da evolução da técnica focada na produtividade e eficiência de recursos. A técnica e o método estão em grande medida uniformizados e por isso a margem entre o sucesso e insucesso encontra-se nos detalhes.

O correcto dimensionamento do sistema e a selecção criteriosa de equipamentos de qualidade com provas dadas no mercado são essenciais para a construção de um sistema de rega eficiente e robusto.

O paradigma atual passa por regar com recurso a fita de rega. Normalmente o débito do emissor é entre os 0,75 l/h e 1 l/h e o espaçamento entre emissores é 20cm ou 30cm.

O sucesso da rega e consequentemente da cultura depende fundamentalmente de dois factores importantes: a dotação e a uniformidade.

Qualquer um destes dois factores depende do correcto dimensionamento e selecção de equipamento de rega.

Em primeiro lugar é absolutamente vital que o sistema consiga dotar à cultura no mínimo 8mm/dia. É necessário portanto dimensionar o sistema de rega adequado os caudais necessários, com um janela de rega diária adequada.

Em segundo lugar é necessário que a dotação seja distribuída de forma uniforme sobre cultura. Qualquer falta de uniformidade irá manifestar-se visivelmente na cultura e na produtividade.

O dimensionamento do sistema de filtração assume especial importância uma vez que dele depende a qualidade da água que parte para as fitas de rega.

O sistema de filtração deverá defender o sistema de partículas que possam comprometer a integridade funcional dos emissores e causar entupimentos que por sua vez fazem diminuir a uniformidade rega.

A escolha do sistema de filtração quer seja ele composto por filtros de areia, filtros de malhaanéis, hidroclones ou combinações destes elementos deverá ter como base a qualidade da água de origem e o propósito de a adequar ao sistema de rega.

Reforço a importância do sistema de filtração uma vez que estando colocado à cabeça do sistema de rega qualquer problema no equipamentodimensionamento terá consequências na cultura.

Outro dos pontos mais importante no sistema de rega é o correto dimensionamento do comprimento das fitas de rega. O comprimento máximo das fitas de rega é limitado pela uniformidade. O comprimento máximo recomendado admitindo boas uniformidades (não inferiores a 90%) depende do débito dos emissores, do seu espaçamento e do diâmetro da fita.

Outro especto fundamental à qualidade do sistema de rega é a qualidade dos componentes que o compõem. Deverão ser utilizados materiais de alta qualidade com provas dadas no mercado de forma a garantir a robustez e fiabilidade necessária.

A Magos Irrigation Systems alia a competência técnica à qualidade dos seus equipamentos para garantir ao cliente a solução mais eficiente, robusta e fiável do mercado.

 

Guilherme Vidigal,

Gabinete de projetos, Magos Irrigation Systems