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30.01.2021

Os tempos não são fáceis, a cada dia vão surgindo novos desafios


Apresente a Magos e o seu posicionamento no mercado? 
Somos, como o nome indica, Magos Irrigation Systems, uma empresa de rega, com atividade em todo o território nacional, sediada em Salvaterra de Magos, com delegações em Beja e Vila Real.
Procuramos satisfazer as necessidades reias do Portugal agrícola, focando a nossa oferta na comercialização de mercadorias, projeto, produção, instalação e assistência técnica pós-venda de equipamentos de rega, exclusivamente agrícola.
Consideramos que o sucesso do nosso cliente é o nosso sucesso, e é para ele que trabalhamos, é ele a razão da nossa existência.
 
Como é constituída a vossa empresa?
Costumo dizer que somos uma empresa horizontal, dois administradores presentes que se dividem pelos 4 departamentos da empresa: Comercial onde alocamos o projeto, Logística, Administrativo e Produção / Instalação.
No final do ano eramos 90, como é natural numa empresa da nossa dimensão que procura a melhoria continua, temos em curso algumas alterações com entradas e saídas que pretendem melhor a qualidade e adaptar a equipa às necessidades do mercado.
 
O que oferece a empresa aos seus clientes?
Nós, ou qualquer outra organização, só existe se tiver clientes, digo frequentemente aos nossos colaboradores que o nosso negócio assenta mais que tudo na confiança, ninguém compra um sistema de rega se não tiver confiança em quem o vende.
Assim o nosso foco é trabalhar para merecer a confiança do mercado, trabalhar com rigor, não deixar trabalhos por concluir, respeitar compromissos, cumprir a palavra dada, entender e ir ao encontro do ponto de vista do outro.
 
Como mantêm os clientes fiéis?
A fidelização é uma consequência da satisfação do cliente, a receita anterior e a transparência dos negócios tem um peso importante, senão decisivo, nessa fidelização. Não vou nomear nomes, porque cometeria a gaffe de me esquecer de muitos e também não teria espaço para nomear todos, mas poderemos dizer com orgulho e responsabilidade, que mantemos uma carteira de clientes fidelizada que nos permite iniciar os anos com alguma tranquilidade.
 
Que perfil tem os seus clientes?
O perfil do nosso cliente é o do Empresário Agrícola em Portugal no seculo XXI.
Da grande multinacional ao seareiro de tomate, do fundo de investimento ao agricultor em nome individual, do jovem agricultor à empresa agrícola familiar de 3ª ou 4ª geração, temos clientes e amigos em todos estes universos.
 
Qual o valor que distinge na sua empresa?
Os nossos valores estão gravados na entrada da sede e das delegações, comunicados a todos os colaboradores, não um valor, mas um conjunto de valores.
Primeiro o cliente, as suas necessidades e a sua satisfação, honrar e respeitar os compromissos assumidos, atuar com responsabilidade ambiental e social, promover a valorização dos colaboradores, procurar a melhoria contínua.
 
Como instalador de rega onde são mais especializados? 
Não vejo a situação nesses termos, podemos ser aqui ou ali mais eficientes, ter mais ou menos pratica num tipo de instalação , mas penso não se tratar de uma questão de especialização, não viramos a cara a qualquer tipo de instalação e não deixamos por concluir qualquer trabalho por complexo que seja, não tememos novos desafios por complexos que sejam e como digo sempre “há sempre uma primeira vez”.
 
Como é que a Magos se vai posicionar no futuro?
Os tempos não são fáceis a cada dia surgem novos desafios e não me recordo de momentos de tanta incerteza, no entanto, vamos manter o foco, não vamos mudar de mercado, não vamos deixar de ser quem somos e como somos porque até gostamos de ser como somos.
Temos planos que mais depressa ou mais devagar vamos concretizar, ter um polo com logística própria do Sudoeste, melhorar a nossa presença no Algarve, agregar ao nosso portefólio as energias fotovoltaicas, desenvolver a comercialização e instalação de equipamentos para produção e aplicação de peróxido de hidrogénio, criar um raport de assistência técnica a enviar ao cliente melhorando a comunicação com este nesta área sensível da nossa atividade, construir instalações de raiz para acolher a área de produção em serralharia e quadros elétricos e preparação de materiais para obra de forma a minimizar erros, aumentar produtividade e melhorar condições de trabalho.
São entre outros projetos que fazem parte do nosso desenvolvimento estratégico 2021/2022, estamos apreensivos com o momento, é certo, mas confiantes em nós, na equipa e principalmente no mercado